segunda-feira, 13 de maio de 2013

Construção do projeto: Vamos cuidar do Brasil com Escola Sustentáveis E. E. Otávio Gonçalves Gomes


Construção do projeto: Vamos cuidar do Brasil com Escola Sustentáveis E. E. Otávio Gonçalves Gomes

Publico alvo: Comunidade escolar da E. E. Otavio Gonçalves Gomes
Período: Ano de 2013
Objetivo Geral:
Implantar práticas sustentáveis na escola.
Objetivos específicos:
- Para a direção, a coordenação pedagógica, os professores e os funcionários
Identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas. 
- Para os alunos Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. 
- Para a comunidade do entorno
Trazer os pais e comunidade do entorno para escola com o objetivo de debater sobre os problemas ambientais do mundo de hoje.  Criar projetos sustentáveis dentro da escola com a participação de todos. 

- Administrativo Levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas). 
- Comunidade Envolvimento na questão ambiental, com construção de novas práticas e valores e a realização de interferências na paisagem. 
- Aprendizagem Desenvolvimento de habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos de energia, água, resíduos e biodiversidade. 



Justificativa:
Considerando que o mundo hoje tem cerca de sete bilhões de pessoas, e que nos próximos quarenta anos este número irá dobrar, e se a sociedade continuar nesse ritmo de consumo, desperdício, sem nenhuma consciência de preservação, cuidado, e totalmente dependentes de fontes de energia não renováveis, como petróleo e derivados, que segundo especialistas, estão em declínio de produção há muito tempo. O mundo está encaminhando para o caos.
Como mudar a cabeça e a cultura de um povo?
Há duas maneiras de isto acontecer:
 Pelo sofrimento, como mostra em alguns países no pós- guerra, e, nos últimos anos em cuba, depois da decadência da antiga União Soviética e embargos econômicos, feito pelos países capitalistas. Viu-se numa crise sem precedentes, com todas suas máquinas paradas por falta de petróleo.
 Eles se reergueram se fortaleceram e aprenderam a valorizar a união e a preservação da natureza, como aliada para suas sobrevivências.
 A outra maneira é pela educação, com ações efetivas, com grau de convencimento muito grande, pois é difícil fazer as pessoas acreditarem num possível futuro desastroso, num momento em que a sociedade vive tantas facilidades proporcionadas pelas tecnologias.
Acreditamos na educação, por isso iremos propor a nossos alunos elaboração de projetos, envolvendo toda comunidade escolar e seu entorno, com o objetivo de Conscientizar os alunos quanto à importância da participação de todos, na construção de uma escola melhor, desenvolvendo um trabalho focando a participação do aluno como cidadão, crítico e ativo, que explore sua capacidade de cooperação com o meio ambiente e exercite possibilidades para redução dos impactos ambientais. E levar isso como ideal de vida para o futuro.

E o nosso lema será: Não pergunte o que seu lugar, sua escola pode fazer por você, pergunte o que você fazer para melhorá-los.


Plano de ação

Ações
Data
Responsável
           Reunião com professores, administrativos para debater e fazer levantamento dos problemas da escola.Convencê-los a terem uma participação efetivano projeto de escola sustentável.




05/03/2013
Profª:
Clemência
           Debater com alunos do 8º ano sobre problemas ambientais atuais e futuros que serãoenfrentados pela humanidade.

·         Assistir parte do documentário

·                  “O poder da comunidade”

·         Estudo detalhado sobre os temas: Terra, Água, Ar e fogo.

 

           Como deve ser uma escola sustentável.
           Detalhamento sobre: PORTARIA INTERMINISTERIAL MEC MMA Nº 883, DE 5 DE JULHO DE 2012  
           Elaborar proposta de ação da turma para o projeto Escola sustentável.
           Elegerdois representantesda turma, que fará a parte de divulgação e apresentação das ações na assembléia geral.
           Debate e apresentação das ações da turma na Rádio escola.
08/03





11/03




18/03



25/03
Profª: Maria auxiliadora e Clemência
           Debater com alunos do 7º ano sobre problemas ambientais atuais e futuros que serão enfrentados pela humanidade.
       Assistir parte do documentário

                 “O poder da comunidade”

      Estudo detalhado sobre os temas: Terra, Água, Ar e fogo.

           Como deve ser uma escola sustentável.
           Detalhamento sobre: PORTARIA INTERMINISTERIAL MEC MMA Nº 883, DE 5 DE JULHO DE 2012  
          Elaborar proposta de ação da turma para o projeto Escola sustentável.
           Eleger dois representantes da turma, que fará a parte de divulgação e apresentação das ações na assembléia geral.
           Debate e apresentação das ações da turma na Rádio escola.

08/03





11/03




18/03



25/03
Profª: Fábia e Clemência
           Debater com alunos do 6º ano A sobre problemas ambientais atuais e futuros que serãoenfrentados pela humanidade.

·         Assistir parte do documentário

·                  “O poder da comunidade”

·         Estudo detalhado sobre os temas: Terra, Água, Ar e fogo.

 

         Como deve ser uma escola sustentável.
           Detalhamento sobre: PORTARIA INTERMINISTERIAL MEC MMA Nº 883, DE 5 DE JULHO DE 2012  
           Elaborar proposta de ação da turma para o projeto Escola sustentável.
           Eleger dois representantes da turma, que fará a parte de divulgação e apresentação das ações na assembléia geral.
           Debate e apresentação das ações da turma na Rádio escola.
08/03





11/03




18/03



25/03
Profª: Maria Auxiliadora e Clemência
           Debater com alunos do 6º ano B sobre problemas ambientais atuais e futuros que serão enfrentados pela humanidade.
          Assistir parte do documentário

                    “O poder da comunidade”

   Estudo detalhado sobre os temas: Terra, Água, Ar e     fogo.

           Como deve ser uma escola sustentável.
           Detalhamento sobre:
 PORTARIA INTERMINISTERIAL MEC MMA Nº 883, DE 5 DE JULHO DE 2012  
           Elaborar proposta de ação da turma para o projeto Escola sustentável.
          Eleger dois representantes da turma, que fará a parte de divulgação e apresentação das ações na assembléia geral.
           Debate e apresentação das ações da turma na Rádio escola.

08/03





11/03




18/03



25/03
Profª: Fábia e Clemência
Elaborar material de divulgação
Para trazer pais, alunos e comunidade de entorno, para assembléia geral.
01/04 a 09/04
Profª: Lurdes Ferreira Miranda,
Helen Caroline,
Hellen Ferreira.
Conferência
           Palestra sobre a importância do projeto Escola Sustentável para nossa comunidade e o mundo.
           Os representantes de cada turma irão expor suas conclusões e ações para o projeto “Vamos cuidar do Brasil com escolas Sustentáveis”.
           Escolha das ações que serão implantadas na escola por todos os presentes.
          Escola dos candidatos a delegados e suplentes para a eleição.
           Fazer uma lista com nomes das pessoas da comunidade que se juntarão a nós neste projeto.
10/04


Profª Lurdes Ferreira Miranda,
Helen Caroline,
Hellen Ferreira e Clemência Mendes
Eleição
17/04


Profª Lurdes Ferreira Miranda,
Helen Caroline,
Hellen Ferreira e Clemência Mendes
Sistematização do “Projeto Vamos cuidar do Brasil com escola Sustentáveis”.

18/04  a 28/04


Profª Lurdes Ferreira Miranda,
Helen Caroline,
Hellen Ferreira e Clemência Mendes
I





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