domingo, 25 de novembro de 2012

Brasil Misturado

Projeto Brasil misturado


Duração: 01/11 a 30/11
Publico alvo: alunos do 1º ao 9º ano E.E. Otávio Gonçalves Gomes
Culminância: Dia 30 de novembro.
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo História, Língua Portuguesa, Geografia, Artes e Educação Física.

Conteúdos em foco:

O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.
A história dos povos africanos que povoaram o Brasil na colonização: como viviam? Suas culturas? Por que estes povos estavam vulneráveis as escravizações?
Políticas públicas adotadas nos últimos anos para atender as populações negras e indígenas.
Declaração dos direitos humanos.

Justificativa:

Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afrodescendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.
No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?
 Neste projeto nosso objetivo principal é debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

Objetivos:

  • ·         Conhecer a história e a cultura dos povos que formou o povo brasileiro;
  •        Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
  •        Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
  •   Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um       posicionamento crítico frente à realidade social em que vivemos.
  •        Compreender a diferença física e cultural como algo positivo na sociedade.


Metodologia:

O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Serão trabalhados livros da literatura infantil, pesquisa de textos, vídeo na internet, entrevistas, passeios culturais.
 Na culminância do projeto: A noite cultural “Brasil misturado” o convite será estendido a toda cidade através dos alunos, rádio, cartazes onde será apresentado: peças de teatro infantil, exposição de trabalhos realizados pelos alunos, poesias, música e danças.
O 1º ano A irá apresentar uma peça baseado no livro Menina Bonita do laço de fita.
Os 2º anos irão apresentar uma peça baseado na história do “Patinho Feio”.
O 3º ano irá fazer uma dança Japonesa para homenagear a comunidade japonesa que vive no município.
O 4º ano irá fazer uma dança coreografada da música “Pérola Negra”.
O 5º ano irá fazer uma visita na comunidade Afrodescendente e produzir um documentário.
Os alunos estarão envolvidos em várias atividades: pintura do muro da escola com os temas do projeto,Tosco e Pantanal, danças africana, teatro representando a mistura das raças e formação do povo brasileiro.

Avaliação:

A avaliação do projeto ocorrerá durante todo processo de execução, revendo e mudando o que se fizer necessário. Depois da noite cultural faremos um debate com os alunos sobre o projeto, pedindo que os alunos pontuem os pontos positivos e negativos. Informações que nos subsidiarão nos próximos projetos.






sábado, 18 de agosto de 2012

Casamento no Buraco Fundo.


A festa Julina da Escola Estadual Otávio Gonçalves Gomes que aconteceu no dia 07/07/2012  foi um sucesso, porém show mesmo foram as apresentações dos nossos alunos. Eles são demais, vejam só!






terça-feira, 14 de agosto de 2012

A festa Julina da Escola Estadual Otávio Gonçalves Gomes que aconteceu no dia 07/07/2012  foi um sucesso, porém show mesmo foram as apresentações dos nossos alunos. Eles são demais, vejam só!
http://youtu.be/i5VpD2vCgEo

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

http://youtu.be/POeZ-sfvP0I
O Lançamento do livro Só desafios do autor Luis Carlos Rodrigues de Paula, que aconteceu  na Escola Estadual Otávio Gonçalves Gomes Rio Negro-MS, foi uma maravilha, principalmente a atuação dos alunos nas peças de teatro, texto adaptado da obra As aventuras de Carijó, estilo literatura de cordel.

segunda-feira, 21 de maio de 2012




Alunos da Escola Otavio na STE( Sala de Tecnologia Educacional) realizando a Avaliação Institucional Externa para autorização da escola.




Alunos da Escola Otávio Gonçalves Gomes, em Campo Grande, recebendo os premios de melhores do ano de 2011.














Alunos da Escola Otávio Gonçalves Gomes, em Campo Grande,  recebendo os premios de melhores do ano de  2011.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

segunda-feira, 14 de maio de 2012


 A Escola Otávio Gonçalves Gomes organizará o lançamento do livro “Só Desafios” em parceria com autor Luís Carlos Rodrigues de Paula.
O evento acontecerá no dia 01/ 06 / 2012 e terá a participação de toda comunidade escolar. Os alunos irão apresentar peças de teatro com releitura de obras do autor.
Será uma grande festa e todos estão convidados.

Projetos que a Escola Estadual Otávio Gonçalves está desenvolvendo neste 1º semestre de 2012.

Projeto livro ao ar livre
Publico alvo: alunos e equipe escolar da Escola Estadual Otavio Gonçalves Gomes.
Duração: três meses
Objetivo Geral:
·         Disponibilizar a comunidade escolar o acervo de livros e material informativo que a escola possui ou irá buscar junto à comunidade.
Objetivos específicos:
·         Incentivar toda comunidade escolar a ler e desenvolver o hábito da leitura.
·         Mostrar que lemos para aprender, lemos para nos informarmos, e lemos para nos divertimos.
·         Criar nos alunos o hábito da responsabilidade com o acervo e material da escola pegar zelar e devolver.
·         Envolver toda comunidade interna da escolar no rol da leitura.

Justificativa:

O mundo de hoje recebemos informações e nos divertimos com televisão, CDs DVDs, rádio, internet e nos afastamos cada vez mais dos materiais escritos e impressos, isto tem produzido indivíduos que não tem paciência de ler e apresenta muitas dificuldades de interpretação de textos escritos até mesmo na internet.
Considerando que é obrigação da escola, e que sem dúvida também é o ambiente propício para tal tarefa. E sabendo que escola já tem um bom acervo de livros e que por uma questão de espaço não está disponível (situação que não pode acontecer), e mais o que pretendemos buscar junto à comunidade como: revistas, jornais (nem que seja de datas ultrapassadas) é que viemos propor este projeto.
Queremos disponibilizar aos alunos os mais variados tipos de materiais impressos, e mais, mostrar que vale apena investir na leitura destes; como instrumento de aprendizagem, para nos informarmos ou simplesmente para nos divertimos.
Com o propósito incansável de desenvolver nos nossos alunos a autonomia na busca do conhecimento e conscientes e que isto não acontecerá se eles não forem letrados, e que só chegarão ao nível de letramento se tiverem acesso permanente a estes recursos e que estamos determinados a fazer acontecer.

Desenvolvimento (metodologia)

O primeiro momento do projeto será de organização dos espaços a exposições dos livros serão feitas nos dias de sol e calor em suportes feito de tecidos (junta) e dependurado numa árvore  frondosa que tem no pátio da escola, onde tem bancos de madeira para os alunos sentarem e lerem a vontade, quando estiverem em aula de educação física e não puderem ou não gostarem fazer exercícios físicos ou na hora da chegada, recreio e saída da escola, pois os alunos poderão levar livros para ler em casa. Nos dias de frio e chuva será no pátio da escola.
Uma professora readaptada da nossa equipe como a ajuda da coordenadora e outros membros da equipe pedagógica ficará responsável pela organização da exposição, registro de retirada de livros feita pelos alunos e funcionários da escola, assim também guardar o material, que será feito diariamente.
Com esta professora ou com quem esteja esta responsabilidade ficará um caderno com nome de alunos de acordo com série e ano e das pessoas que trabalham na escola para que qualquer um possa levar material para casa. Quando solicitar um material a pessoa responsável ele ira registrar na frente do nome desta pessoa a data de saída quando devolver o material escreve em cima da data ok para registrar que o material foi devolvido.
Para incentivar aos alunos a levarem os livros, que leiam e que devolvam será adotado a seguinte estratégia: O aluno que levar o livro ler quando chegar para devolver a professora responsável irá questiona-lo sobre o livro: como é a historia? Quem são os personagens? Quem é o autor? Qual é o título? Se o aluno mostrar que leu mesmo o livro devolve o livro e ganha um pirulito para adoçar a vida um pouquinho.
O iniciar o projeto vamos fazer uma apresentação a toda comunidade e acontecerá na reunião que a escola fará com os pais. Vamos aproveitar para lançar oficialmente o projeto e pedir apoio deles com materiais e incentivo aos filhos para lerem os livros. Para apresentação do projeto a comunidade, vamos fazer banners com o título do projeto e frases e incentivo a leitura para conseguir apoio.


Avaliação:
A avaliação será feita semanalmente vamos analisar o que esta dando certo o que precisa ser mudado e as mudanças já será feita para a próxima semana.